O que é Fomo e como encará-la?

Precisamos falar sobre a relação das mídias sociais com nossa saúde mental e emocional. Afinal, o que é Fomo (Fear Of Missing Out) e como encará-la?

 

Você provavelmente já sentiu, em algum momento, medo de ficar por fora do que é novo, o que é normal. Mas, em excesso, esse medo pode indicar um problema. Nossa questão de hoje é: O que é Fomo e como encará-la?

A princípio, tão importante quanto entendê-la, é identificar se estamos sendo vítimas dela.

A rapidez com que as informações circulam nas redes sociais e as mudanças instantâneas do universo digital influenciam as pessoas a se sentirem incapazes de acompanhar o famoso “hype“.

Logo, surge o sentimento de isolamento e, muitas vezes, de rejeição. Infelizmente, isso também acontece quando compramos um aparelho que em pouco tempo já se torna ultrapassado. 

Consequentemente, a sensação de se sentir por fora do que é novo, nesses casos, pode agravar quadros de ansiedade e depressão e gerar desequilíbrios emocionais.

O que é Fomo e como encará-la?

 

Tendo em vista esse cenário, é importante separarmos um tempo para refletir. Afinal:

  • De que modo somos impactados diariamente com recursos que surgem o tempo todo?
  • Até que ponto esses conteúdos são uma novidade imperdível da qual precisamos fazer parte?
  • Até que ponto conseguimos dar conta de consumir novos formatos e produzir conteúdos? Refletir sobre isso nos faz entender o que é a FOMO e como encará-la.

  • O que é Fomo e como encará-la?

 

 

 

 

 

 

Ao mesmo tempo que refletir é importante, a adoção de alguns hábitos pode transformar a nossa relação com as redes sociais. Abaixo, listamos alguns deles.

  1. Que tal deixar o seu celular no modo silencioso e, assim, controlar seus sintomas de ansiedade e stress?

  2. O que você acha de bloquear, ou restringir, páginas e pessoas que te afetam negativamente? Invista em relações saudáveis!

  3. Agora, mais do que nunca, é hora de apreciar os seus momentos. Aprender a respeitar sua individualidade é a chave para uma vida mais leve e sem cobranças.

  4. Da mesma forma, entenda que nem tudo que se vê na internet é real. Não se cobre tanto!

  5. Por fim, invista em dinâmicas de autoconhecimento. Acima de tudo, tire um tempo para você e para seu autocuidado emocional.

Agora que você já entendeu o que é a Fomo, suas consequências e de que forma podemos encará-la, vamos colocar os aprendizados em prática? Te espero no próximo artigo!

Quer saber mais? Então, venha conferir nosso vídeo no Youtube! 🙂

E veja mais conteúdos incríveis aqui no nosso blog!

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Solicite seu orçamento!