Reconheça seus propósitos e fortaleça sua marca
Anteriormente, nós aprendemos o que são arquétipos e de que forma eles podem nos auxiliar. Já sabemos também que um empreendedor, independentemente do tamanho da sua marca, sabe muito bem a razão de tê-la criado. Mas, quando falamos de propósitos, o que importa é real razão de acreditar. No artigo de hoje, apresentaremos uma fórmula poderosa e infalível para que você reconheça seus propósitos e fortaleça sua marca ainda mais.
Como falamos acima, a fórmula “mágica” para definir um propósito íntegro e forte, é a união de dois princípios primordiais:
Fórmula Mágica: Motivo de ter criado a marca + Razão de acreditar no que se faz
Agora que você já conhece a fórmula, é preciso responder a três perguntas essenciais para aplicá-la, de acordo com o Golden circle de Simon Sinek:
1 – O que eu faço?
A primeira pergunta é a mais fácil de todas. Antes de mais nada, todas as empresas sabem o que fazem, ou seja, quais são os seus produtos ou serviços, e funcionalidades.
2 – Como eu faço?
Na maioria das vezes que são questionadas, as marcas sabem dizer como fazem os seus produtos, e explicar seus processos de desenvolvimento e criação. Então, de modo geral, ainda é uma resposta que muita gente tem na ponta da língua.
3 – Por que eu faço?
Agora, se você consegue responder a essa pergunta, significa que a sua marca tem potencial para fidelizar personas e se destacar no mercado. Afinal, uma marca confiante atinge o cérebro límbico do público, despertando gatilhos mentais e emoções que influenciam (e muito!) na tomada de decisão.
Além das três perguntas tratadas acima, existe um outro questionamento super importante para que você reconheça seus propósitos e fortaleça sua marca, além de desenvolver estratégias assertivas: O que torna o seu negócio único?
Ainda que não seja tão algo simples de se responder a princípio, ter isso em mente, sem dúvida, vai te estimular a buscar por melhorias nos mais variados aspectos do seu Branding. Então, se você nunca parou para refletir sobre isso, te convidamos a relembrar gentilmente sua trajetória, reavaliar motivações, ponderar princípios, valores e a personalidade da sua marca, não se esquecendo jamais do mais importante disso tudo, que é o respeito pela sua história e por tudo que ela representa na sua vida.
A seguir, você tem um checklist de como fazer postagens com engajamento para você alavancar o seu Branding na prática. Até o próximo artigo! 🙂