A relação entre Stories verticais do Instagram e o Binge-watching
O Instagram recentemente anunciou a possibilidade do Story vertical. Mas, qual será a relação entre os Stories verticais do Instagram e o Binge-watching?
Há pouco tempo, o desenvolvedor Alessandro Paluzzi descobriu a viabilidade de Stories verticais enquanto analisava os códigos do aplicativo.
Porém, a plataforma informou que se trata apenas de um modelo de função, que ainda não foi testado nem disponibilizado ao público. Será que em breve veremos alguma novidade por lá? Vamos aguardar para conferir!
No entanto, a rolagem infinita já está presente em nossas vidas em quase todos os lugares (no Feed, Reels, Shopping, por exemplo).
Agora, com a possível mudança nos Stories, a experiência do usuário será quase totalmente vertical no Instagram. Você já parou pra pensar nos tipos de transtornos mentais que podem surgir com isso?
São muitos os estudiosos que nos alertam sobre os malefícios da rolagem infinita nos aplicativos. Afinal, o conteúdo sem fim é quase um inimigo da vida real.
Assim, nasce o Binge-Watching, que acontece quando você assiste toda uma série em um fim de semana, sem parar. Da mesma forma, segundo cientistas, o cliffhanger, o famoso final que te deixa curioso pelo próximo episódio, pode liberar hormônios que causam estresse.
Essas ações provocam, em médio a longo prazo, problemas psicológicos sérios, como a Nomofobia (medo de não conseguir se comunicar virtualmente), similar ao Fear Of Missing Out. Se lembra de quando falamos dela? É só clicar aqui para rever.
E os problemas físicos?
Assim como os gatilhos psicológicos que surgem com a chuva de conteúdo digital, as complicações físicas, por hora, também aparecem.
Entretanto, o aumento do sedentarismo entre os jovens, obesidade, problemas musculares, de sono e visão são apenas alguns dos resultados desse comportamento, que comprova a relação entre os Stories verticais e o Binge-watching.
Pensando nisso, eu te pergunto: Até quando vamos usar vírgulas ao invés de pontos finais em nossa comunicação?
O nosso papel, enquanto produtores de conteúdo, é construir um ambiente de conversa agradável, com interações reais e saudáveis, ao invés de somente usar gatilhos mentais para vendas, pra atrair e passar informações ao público.
Quantos workshops, aulas e cursos que você comprou e não conseguiu dar conta de terminar? Ou nem mesmo conseguiu assistir?
É hora de refletir e cultivar somente aquilo que nos faz bem! Vamos começar por hoje?
Vem ler este artigo que também fala sobre Saúde Mental e as Mídias Sociais!