O Checklist Definitivo do Branding empreendedor
O Branding é o espelho e o coração de uma marca, pois carrega consigo os valores, a identidade, as relações e a filosofia do negócio. Por isso, hoje você vai conhecer o Checklist Definitivo do Branding empreendedor para alavancar de vez a sua marca. Vamos nessa?
A marca possui o seu branding, que consiste na gestão da imagem dentro de um posicionamento de canais de comunicação alimentados com um conteúdo editorial que condiz com os valores e lifestyle da marca.
Portanto, no processo de construção de uma marca, existem quatro etapas fundamentais no checklist definitivo do branding empreendedor:
Etapa 1 – Definição da marca: Quem é a marca, o que faz e porquê faz? Nesta etapa são definidos: Nome, segmento e propósito da marca.
Etapa 2 – Branding: Criando o universo e território da marca. Neste momento, é horar de definir os elementos mais importantes da comunicação visual, valores, perfil de personas, personalidade, abordagem comunicativa da marca e tipo de gestão de marketing.
Etapa 3 – Posicionamento Digital: O quê a marca fala, onde e para quem. Antes de mais nada, é necessário analisar o comportamento de consumo das personas da marca, uma vez que, a partir disso, é possível elaborar um planejamento estratégico para criar um posicionamento digital que faça sentido e seja bem recebido pelo público. Afinal, ninguém quer ficar falando para as paredes né, a la Marisa Monte, não é?
Etapa 4 – Linha editorial: Planejando o Conteúdo da sua marca. A linha editorial, por sua vez, é o último estágio do processo de definição de uma marca. Esta fase é iniciada depois que todos os demais pilares são criados. Neste momento, são definidos temas, modelos de postagens e os cronogramas dos posts nas mídias sociais.
Agora que você já sabe entendeu um pouco mais sobre o assunto, pegue mais algumas dicas de como colocar isso tudo em ação!
Bora pra continuação no próximo artigo!