Arquétipos de marca: inocente, tolo e criador
Como falamos em nosso último artigo, arquétipos são padrões de comportamento que podem ser aplicados em marcas, uma vez que elas, assim como nós, também têm suas identidades próprias. Por isso, te apresentamos três modelos usados com muita frequência, os arquétipos de marca: inocente, tolo e criador.
Arquétipos de marca: inocente, tolo e criador
1- Inocente
Marcas inocentes são acolhedoras, e buscam trazer à tona sua criança interior aflorando a sua imaginação sempre que podem. Acima de tudo, são esperançosas, mágicas e justas. De maneira geral, defendem um mundo melhor. Algumas empresas que seguem este arquétipo são:
Coca Cola: Enaltece a magia do Natal e a importância da família;
Disney: Constrói um mundo mágico e de fantasia;
Mc Donald’s: Fortalece a nostalgia e valoriza a infância.
2 – Tolo
Da mesma forma, o tolo abraça o consumidor. Porém, está sempre em busca de diversão e de uma vida simples, assim como personagens de desenhos animados. Assim, ele acaba tendo um alcance muito amplo e fidelizando os mais diversos tipos de público alvo.
Bons exemplos deste modelo são:
M&M’s: Com um marketing cômico e pra lá de descontraído;
Skol: Apresentando uma linguagem simples e muito acessível, além de seus produtos variados;
Ben & Jerry’s: Reconhecido por sua comunicação divertida e universo imagético e de sabores animado.
3 – Criador
Por outro lado, quando o assunto é inovação, o perfil criador é o destaque. Logo, as empresas de tecnologia são as grandes protagonistas, pois são elas que aquecem o mercado com suas soluções e abordagens futuristas.
A criatividade reina quando se trata de:
Apple: É renomada por seus designs futuristas e constante inovação nos produtos;
Faber Castell: Com sua célebre frase “Faça suas ideias acontecerem”, reforça o poder de criação e liberdade oferecido por seus produtos;
Lego: Oferece produtos que despertam a imaginação e dão autonomia para os consumidores criarem um mundo próprio.
Então, agora que você já compreendeu o assunto, que tal começar a criar suas Buyer Personas?
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