Conheça 3 marcas brasileiras com personas fortes
Nós já falamos sobre o que são personas e como elas engajam com sua marca. Porém, mais importante do que a teoria, é ver como as coisas funcionam na prática. Por isso, separamos três exemplos incríveis para que você conheça 3 marcas brasileiras com personas fortes e reproduza as ideias no seu negócio.
1.INTT
Em primeiro lugar, o humor!
A Intt é uma das maiores marcas de cosméticos sensuais do Brasil, prestigiada por diversos tipos de públicos. A linguagem bem humorada, os memes compartilhados e os trocadilhos pra lá de criativos foram fundamentais para construir a relação tão próxima, sincera e acessível que a marca tem hoje com seus consumidores. Dá uma olhada!
Fonte: Instagram @inttcosmeticos
Dessa forma, a comunicação descontraída e direta aproxima muito o público, que se sente quase que em uma conversa no WhatsApp (assim como na imagem abaixo!). A marca trabalha fortemente com o arquétipo do Tolo, tipo que se conecta com pessoas e com diversão. Ideal para o engajamento de uma empresa que vende cosméticos sensuais, concordam? 😉
Fonte: Instagram @inttcosmeticos
2.RESERVA
Definitivamente, objetiva!
A Reserva é uma marca influente de moda masculina criada no Rio de Janeiro, no ano de 2004, que já conta com mais de 1 milhão de seguidores apenas no Instagram. Com um estilo quase minimalista e paletas de cores harmoniosas, a marca traz um equilíbrio visual muito agradável e convidativo ao público. Nesse sentido, seu público alvo são pessoas interessadas em um estilo despojado e divertido, com um olhar de inovação para o futuro. Hoje, a marca amadureceu o seu posicionamento e agregou valores como inclusão, diversidade e causas sociais como o combate à fome em suas ações.
Vale lembrar que a marca foi inicialmente responsável pelo boom das camisetas de frases bem-humoradas como essas:
Fonte: Instagram @reserva
Este é um exemplo de marca que trabalha praticamente com 4 Arquétipos ao mesmo tempo: O Explorador, o Rebelde, o Mágico e o Criador.
Dessa forma, a marca se comunica com maestria, mesclando entre pessoas que desejam:
-Transformar o mundo com ações positivas, criativas e de valor.
-Agregar sonhos com propósito.
-Questionar regras e convenções, coisas que não funcionam mais na sociedade.
-Viver o lado mais intenso da vida, com viagens, novidades, estímulos de desafio e liberdade.
À primeira vista no feed, já se nota este posicionamento íntegro e a personalidade forte da marca. Olha só!
Fonte: Instagram @reserva
3. DUNA BELEZA LIVRE
Minimalismo, natureza e autocuidado!
Por fim, mas não menos importante, está a Duna Beleza Livre, marca de cosméticos de origem natural e vegana. Como resultado de sua estratégia, a identidade visual delicada e ao mesmo tempo aconchegante atrai consumidores que, da mesma forma, buscam por uma vida e um consumo mais saudável, slow e consciente, optando assim por marcas sustentáveis e transparentes.
Primordialmente, o propósito da Duna é claro: reforçar a conexão da mulher com a natureza e com seu próprio corpo, promovendo autocuidado. Na nossa visão, acreditamos que a marca se comunica com o arquétipo de Mágico, flertando com o arquétipo de Amante.
Fonte: Instagram @dunabelezalivre
Logo, percebemos que as marcas tem padrões bem definidos e equilibrados. Em outras palavras, personas com arquétipos relacionados.
Então agora que você já está mais do que inspiradx para colocar a mão na massa, neste próximo artigo apresentamos quais são os 3D’s do seu público alvo, tão importante quanto todos os conceitos que abordamos até agora.
Vamos nessa? 🙂